Seu carro está gastando muito? Veja o que pode ser e como economizar mais no combustível

Seu carro está gastando muito? Veja o que pode ser e como economizar mais no combustível

Existem vários fatores que contribuem para o consumo excessivo de combustível pelo seu veículo. Alguns como marca, modelo e a versão podem influenciar na conta. Mas se você acha que seu carro está consumindo mais do que deveria, confira essas dicas para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Calibragem dos pneus

Como os pneus são o único ponto de contato do veículo com o solo, eles têm um papel muito importante quando falamos sobre consumo de combustível. É importante estar atento à calibragem dos pneus, que deve ser feita conforme o recomendado pelo fabricante, pelo menos a cada 15 dias ou semanalmente se você dirige por vias em mau estado de conservação.

Alinhamento das rodas

Rodas desalinhadas podem provocar uma maior resistência ao rolamento dos pneus em contato com o solo, aumentando o consumo de combustível. Atente-se para o alinhamento das rodas do seu veículo e busque alinhá-las a cada 10 mil quilômetros ou sempre que cair em algum buraco de forma mais brusca. A dica é atentar-se, também, para pneus que estiverem cantando em curvas de baixa velocidade. Aí é quando você precisa mandar alinhar o seu carro.

Troque regularmente os filtros de ar

Se você já verificou a calibragem e o alinhamento do seu carro e está tudo certo, atente-se para mais alguns itens de manutenção que podem ter relação com o consumo de combustível, já que podem estar desgastados ou sujos e prejudicar a eficiência do seu veículo. Um deles é o filtro de ar, que precisa ser trocado regularmente para um bom desempenho da central eletrônica. Quando o filtro está muito sujo, o fluxo de ar fica reduzido e a central eletrônica faz a compensação disso injetando mais combustível. Por isso, siga sempre a quilometragem indicada pelo fabricante para realizar a troca do filtro de ar.

Velas e bobinas

Além do que já listamos aqui, problemas como velas sujas e defeitos nos cabos de velas ou nas bobinas podem ser comuns quando o consumo de combustível do seu carro aumenta sem explicação aparente. Esses defeitos podem provocar a redução de potência e falhas na aceleração, sendo identificados com facilidade pelos mecânicos.

Ar-condicionado

O ar condicionado é um dos principais fatores para o gasto excessivo de combustível. Aproveite para desligá-lo em um dia mais fresco, assim você economiza e pode entender melhor o gasto e a eficiência do seu veículo.

É importante seguir essas dicas, mas nunca se esqueça de fazer a revisão do seu carro regularmente. Ela é fundamental para a manutenção correta do seu veículo e pode identificar outros problemas além do gasto de combustível em excesso.

Gostou dessas dicas? Conte para a gente nos comentários!

Leia mais:

Como usar o GPS a seu favor: conheça essas funções

Apreensiva ao dirigir? Dicas para perder de vez esse medo

DIY: como fazer aromatizador caseiro para carros

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.