CNH Digital: saiba como cadastrar e quais as funções do aplicativo

CNH Digital: saiba como cadastrar e quais as funções do aplicativo

Lançado em 2017 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serpro, o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” está disponível para todas as versões de smartphones e apresenta diversas funções interessantes para os condutores que querem se modernizar e estar em dia com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O documento eletrônico disponibilizado pelo aplicativo possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa, além de outras funções como conferência de infrações e alertas de recall. Atualmente, não há necessidade de ir até o Detran para conseguir a CNH Digital. Se a sua CNH possui QR Code, modelo que passou a ser emitido a partir de maio de 2017, basta vincular com o aplicativo para ter acesso aos benefícios da plataforma.

Para abrir o documento no celular ou tablet, o motorista precisa fazer o download do aplicativo chamado “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play (para android) e App Store (iOS), e fazer o cadastro biométrico com a câmera do dispositivo. Para fazer o cadastro, o aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH Digital e solicita uma “prova de vida” para fazer a identificação: o teste consiste em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente. 

Como cadastrar a CNH Digital

  • Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
  • Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços (redirecionamento automático);
  • Ative a CNH Digital clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
  • Faça login no aplicativo;
  • Clique em “adicionar documento” (e escolha a CNH Digital);
  • Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;
  • Use o celular para ler o QR Code;
  • Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;
  • Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

Após o cadastro, o aplicativo irá solicitar a criação de uma senha de quatro dígitos. Esta será a sua chave de acesso para o aplicativo e deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Feitos todos os passos, a CNH Digital será disponibilizada no seu celular.

Multa

A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.

Funções do aplicativo

Além de uma versão eletrônica da carteira de motorista, o app Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções: pelo aplicativo, é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao condutor.

Feito o cadastro da CNH Digital, o condutor precisa apenas selecionar a opção que deseja consultar.

Recentemente, a plataforma passou a possibilitar a notificação de recall com informações detalhadas sobre o defeito do automóvel e o risco da não realização de reparo. Há também orientações para o atendimento das falhas que podem causar acidentes e indicação do canal de atendimento da empresa responsável.

Fonte: AutoPapo

Leia mais:

Seu carro está gastando muito? Veja o que pode ser e como economizar mais no combustível

Como usar o GPS a seu favor: conheça essas funções

Apreensiva ao dirigir? Dicas para perder de vez esse medo

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WhatsApp chat
solicite um orçamento
close slider
solicite um orçamento