Apreensiva ao dirigir? Dicas para perder de vez esse medo

Apreensiva ao dirigir? Dicas para perder de vez esse medo

Você sabia que quase 17% dos brasileiros, cerca de 8 milhões de pessoas, têm medo de dirigir? Especialistas explicam que esse medo está associado a ansiedade, que tem raiz em inseguranças ou traumas que os motoristas já passaram e não conseguem superá-los. Mas, felizmente, hoje trouxemos algumas dicas que vão te deixar mais segura ao pegar o volante e ter mais autonomia para dirigir. Conquiste essa liberdade!

Pratique em lugares tranquilos e pouco movimentados

Existem os casos de que o medo e a insegurança se devem ao fato de o condutor não ter muita familiaridade com o automóvel que está dirigindo ou com o próprio lugar. Por isso, a dica é praticar bastante e em horários tranquilos, sem tráfico, em locais vazios para que você se sinta mais segura. Com pouco movimento de carros, é mais fácil adquirir noções de espaço e se sentir confiante com o veículo.

Mantenha o foco

Sabe quando dizem que pensar demais as vezes atrapalha mais do que ajuda? Este é o caso. Quando temos muitas preocupações em mente, fica difícil concentrar nas tarefas que precisamos fazer. Com a direção não é diferente, é importante se desligar dos problemas que nos afetam e focar no que está fazendo. Logo, o momento de dirigir vai se tornar algo mecânico para você e pode até se tornar prazeroso, pois você terá autonomia para dirigir. Nunca mexa no celular quando está no volante! Tente ouvir músicas mais calmas ou instrumentais, em vez daquele rock pesado.

Quem vai de carona?

Escolha muito bem a pessoa que vai te acompanhar nessa atividade, pois precisamos de pessoas experientes e calmas para nos ajudar com isso. Quando há muito estresse, fica difícil concentrar. Chame aquele familiar ou amiga que te transmite confiança, vai ajudar muito no processo.

Vá aumentando o percurso

No começo, treine percursos mais curtos. Quando estiver adquirindo mais confiança, vá aumentando. Comece treinando com pouca velocidade e pouco tempo, conforme for tendo mais segurança, aumente essa velocidade e o tempo no volante.

Pense positivo!

Aprenda a treinar seus pensamentos na hora de dirigir. Tente não focar no medo, na insegurança. Pense que é capaz de conseguir superar esse medo e treine sua mente para a hora que for dirigir. Pense em todas as vantagens que pode ter conseguindo a autonomia necessária para conduzir seu carro, na praticidade e nas oportunidades também.

Busque ajuda profissional

Se mesmo após essas dicas e todo o treino você ainda não conseguir a confiança que precisa para dirigir, busque a ajuda de um profissional da saúde. Como o medo pode se tornar até uma fobia, é importante investigar a fundo a raiz desse problema para que ele não te impeça de fazer outras coisas, por exemplo. Um profissional da saúde pode te ajudar a superar esse trauma para que você possa conquistar a autonomia que precisa.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais e fique por dentro dos outros posts que publicamos aqui no blog, sempre trazemos dicas para você conquistar a autonomia para pegar o volante sem medo!

Fonte: Localiza Seminovos

Leia mais:

DIY: como fazer aromatizador caseiro para carros

Drive-in: como deixar seu carro mais confortável

Pintura do carro: como manter seu carro brilhando

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.